"O espírito do caboclo repousa nas cordas de uma viola."
Nelson Mortoni


PADROEIRO

São Gonçalo do Amarante, capitão de Congada e mestre de Folia de Reis, além de casamenteiro é também o protetor dos violeiros (cultuado no dia 10 de janeiro).

Ele é um santo português, cujo culto foi permitido pelo Papa Julio III, em 1551. Era um grande tocar de viola e caiu nas graças de Deus, pois organizava bailes e festas aos sábados para as mulheres dançarem. Assim, no domingo – dia santo – de tão cansadas não pecavam. Para que ele mesmo não caísse em tentação, dançava com pregos nos sapatos em forma de penitência.

As promessas feitas para ele são pagas tocando-se no braço da viola e fazendo festa.

“Outros santos querem que reze, mas São Gonçalo pede que dace: Ai meu pé. Ai meu pé, viola e prego no pé, com fé, bom violeiro é.”

Veja mais Histórias....

ORAÇÃO A SÃO GONÇALO AMARANTE

1- Glorioso São Gonçalo, que viestes voltado para o amor a Deus na pessoa do próximo e agora gozais no céu o prêmio de ter observado na terra o mandamento máximo “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, dignai-vos interceder por nós que ainda vivemos num mundo impregnado de grosseiro materialismo, a fim de que saibamos aproveitar o exemplo que nos deixastes e assim alcançaremos as graças que melhor nos inclinem à prática da virtude e à bem-aventurança eterna.

Senhor Jesus, porque amava a Deus com toda a inteligência, com todo o coração, São Gonçalo viveu com alegria e tranqüilidade, apesar dos reveses e ingratidões que teve de suportar. Também nós, Senhor, desejamos amar a Deus com toda a nossa inteligência, com todo o nosso coração, todo o nosso ser.

Glorioso São Gonçalo, inspirai-nos as melhores disposições para que possamos corresponder ao amor que Deus nos tem e adaptarmos sempre a nossa vida às exigências deste amor.

2- Santíssima Virgem Maria, que inspirastes São Gonçalo para que se tornasse religioso dominicano e lhe revelastes com antecedência o dia de sua morte, para que se preparasse devidamente. Mãe do Libertador, Jesus Cristo, intercedei por nós a fim de que nos preparemos devidamente para a libertação total e a vida plena.

Glorioso São Gonçalo, que sempre depositastes confiança na proteção da Santíssima Virgem Maria, inspirai-nos vosso exemplo para que Ela seja também nosso conforto e auxílio nas tribulações.

3- Glorioso São Gonçalo, Vós que vivestes sempre abraçado no amor de Deus, ensinai-nos a corrigir tudo que não esteja em harmonia com este amor, para sermos, como Vós, discípulos amados de Jesus.

4- Glorioso São Gonçalo, Vós que fostes mestre da sabedoria divina, ensinai-nos a amar a Deus e aos irmãos, segundo os preceitos do Senhor. Glorioso São Gonçalo, ensinai-nos também a nós, essa norma e esse caminho, que nos conduzam à perfeição cristã e que sejam garantia de nossa salvação.

5- Glorioso São Gonçalo, ajudai-nos a revigorar a nossa esperança, mesmo no meio das provações, de forma a atingirmos a glória a que somos destinados. Inspirai-nos a melhor disposição de fazermos em tudo, como Vós, a vontade de Deus e seguirmos com fidelidade o caminho que Ele nos indicar.

6- Glorioso São Gonçalo, intercedei por nós, para que todas as nossas ações sejam orientadas para a maior glória de Deus, o nosso bem espiritual e material, e a utilidade dos nossos irmãos. Glorioso São Gonçalo, conscientes da nossa missão no mundo, queremos dar-lhe o autêntico testemunho que lhe devemos. Ajudai-nos a vencer todos os obstáculos que se opõem à realização de nossos desejos.

 
 
Copyright©cordasdamantiqueira.com.br
Todos os direitos reservados